Dia do Consumidor: 9,4 milhões de casos na justiça envolvem os consumidores. Por que todos devemos apoiar a desjudicialização?

Neste Dia do Consumidor, o Morais Andrade Advogados vem destacar o cenário jurídico do país em casos que envolvem os consumidores. São dados de extrema relevância e, infelizmente, crescentes ao longo dos anos.

Segundo o 20º Relatório Justiça em Números, do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, o tema do Direito do Consumidor tem sido um dos que mais tem demandado do Poder Judiciário. É possível observar indicadores processuais em primeiro grau, com 5.3 milhões de ações em 2023, em segundo grau na justiça estadual, com 910 mil casos e, em juizados especiais cíveis, na esfera estadual, com 3.2 milhões, trazendo um total de 9.4 milhões de demandas.

Aqui no escritório, temos tentado evoluir em iniciativas para que essas soluções sejam cada vez mais eficientes. Por isso, que nesses últimos meses o escritório tem apoiado um projeto de Compromisso Público da Desjudicialização, que está começando a ser desenhado e promovido pela ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente.

Acreditamos que somente juntos, podemos realmente mudar esse contexto e proporcionar relações mais harmônicas para empresas e seus consumidores.

Confira mais sobre esse Compromisso Público da Desjudicialização no site especial da ABRAREC:
www.abrarec.com.br/desjudicializacao