TRABALHISTA: Licença-Paternidade. O que muda a partir de 2027? Nova legislação amplia gradualmente o período de afastamento e cria novas regras de proteção à paternidade

 

A licença-paternidade terá novas regras nos próximos anos.

 

A Lei nº 15.371/2026 estabelece um cronograma de ampliação do período de afastamento e traz mudanças que devem entrar no radar de empresas e profissionais de Recursos Humanos. A partir de 2027, a licença passa a ser de 10 dias, chegando a 15 dias em 2028 e 20 dias em 2029, conforme as condições previstas na legislação.

A nova norma também cria o salário-paternidade, amplia a proteção do trabalhador em determinadas situações e estabelece regras específicas para casos como adoção exclusiva pelo pai e falecimento de um dos genitores.

Para as empresas, as mudanças exigem atenção à atualização de políticas internas, procedimentos de RH e cálculos relacionados ao afastamento e as organizações participantes do Programa Empresa Cidadã também deverão observar as novas regras em cada etapa do cronograma.

 

Converse com a nossa equipe Trabalhista e garanta maior segurança na aplicação da nova legislação para sua empresa!
trabalhista@moraisandrade.com