Com vistas à orientação de empregadores sobre os cuidados a serem tomados na manutenção de um ambiente de trabalho saudável, principalmente em tempos de pandemia pela Covid-19, o Ministério da Economia, através de sua Secretaria de Inspeção do Trabalho, lançou no ano de 2020 uma ferramenta denominada de “Autodiagnóstico Trabalhista”.
A ferramenta, especialmente desenvolvida para pequenas e médias empresas, possibilita ao usuário a autoavaliação das condições ambientais, de maneira que ao final seja possível criar um plano de melhorias para a empresa. Embora o público alvo tenha sido as pequenas e médias, a área de Recursos Humanos ou de Serviço Médico de grandes empresas também pode acessar e realizar o “autodiagnóstico”.
A análise é feita mediante respostas às perguntas realizadas no portal (via web), sendo que ao final, o próprio sistema aponta eventuais falhas e um plano de melhorias das medidas trabalhistas.
Importante acrescentar que nenhum documento é exigido e o nome da empresa ou respectivo sócio pode ser omitido. Ou seja, a autoavaliação pode ser feita de forma anônima, de maneira que as falhas que porventura forem apontadas não servirão de base para futura inspeção/fiscalização e possível autuação.
Lembramos que o usuário poderá escolher o setor econômico da empresa que se pretende realizar o autodiagnóstico, dentre eles, o da Construção Civil, Supermercados, Farmácias, Frigoríficos, etc., a fim de que o resultado possa ser o mais específico possível.
A ferramenta pode ser acessada clicando aqui, sendo certo que a área trabalhista do escritório Morais Andrade encontra-se à disposição para dirimir eventuais dúvidas.